quarta-feira, novembro 01, 2006

INDOOR CYCLING


Aula de grupo, praticada numa bicicleta especialmente desenhada e desenvolvida para a modalidade, que lhe permite facilmente ajustar a resistência da bicicleta ao seu próprio nível de treino. Ao som de música estimulante, utilizando técnicas específicas, simulam-se vários tipos de percursos, como subida e descida de ladeiras, e situações de terrenos sinuosos e obstáculos.

Objectivos
1.
Desenvolvimento do sistema cardiovascular e respiratório
2. Tonificação essencialmente dos músculos dos membros inferiores (glúteos e pernas)
3. Fundamentalmente queima calorias
4. Melhoria da resistência física
5. Promover o convívio e a capacidade de relacionamento em grupo

Destinatários
Qualquer pessoa pode participar numa aula de Cycling desde que esteja bem de saúde, não tenha problemas ortopédicos ou posturais (as contra-indicações são, especificamente, para quem sofre de problemas de joelho e região lombar. Estes podem ser agravados se houver uma pré-disposição do aluno para tais, não atender ao ajustar da bicicleta, bem como à postura durante a aula.

Ajustar a bicicleta
Antes da aula, é necessário alguns ajustes na bicicleta em que vamos treinar.

- A altura do selim ideal é a que permite uma flexão de joelho de 25 a 30 graus quando o pedal está no nível mais baixo. Basta ficar em pé ao lado da bicicleta. A cabeça do fémur deverá ficar na altura do selim.

- O ajuste horizontal faz - se medindo um antebraço do selim para o guidom. Se o selim for muito alto vai sobrecarregar a coluna, se estiver muito baixo os joelhos sofrerão.

- Os pedais têm boa segurança de agarre para possibilitar o movimento nos 360º em equilíbrio a solicitação dos músculos agonistas e antagonistas proporcionando um treino muscular equilibrado.

- O aluno ao sentar - se na bicicleta deve observar se os pés estão bem fixos e se o início do dedo grande do pé está sobre o eixo do pedal.

- Pedalar com a ponta dos pés sobrecarrega os gémeos e se o eixo do pedal estiver no meio dos pés a sobrecarga será nos músculos da frente da perna da perna, os tíbiais anteriores.

- O Guidon - Deve ser regulado na mesma altura do selim permitindo conforto ao tronco e membros superiores nas diversas manobras da aula, se ficar muito baixo, pode sobrecarregar a coluna.

Musculatura utilizada
Os músculos que mais são solicitados durante uma aula de Cycling são os dos membros inferiores. Entre eles destacam - se os:

- Gémeos
- Ísquiotibiais (posteriores de coxa)
- Vastos Laterais
- Rectos Femurais
- Glúteos máximos

Os praticantes também fortalecem muito a musculatura da região lombar e abdómen com diversas manobras de sentar e ficar de pé na bicicleta.

Lesões mais comuns no Indoor Cycling
Sendo o Cycling, uma modalidade sem impacto, o que diminui consideravelmente o risco de lesões, as mais encontradas nos praticantes desta modalidade, resultam:

- Deficiente preparação da bicicleta para a aula
- Movimentos errados durante a mesma
- Posturas incorrectas durante o treino

Gasto calórico
Aproximadamente, são gastas 475 calorias numa aula de Cycling de 50 minutos de duração.

Nota: cada pessoa tem uma capacidade de VO2 max, ou seja, o seu nível de condição física. Com o treino o seu nível de condição física melhora, há uma subida do VO2 max. E consequentemente um aumento do gasto calórico.

terça-feira, outubro 31, 2006

OUTUBRO

Ontem dei por mim a pensar que: "eis-nos chegados ao ultimo dia de Outubro", isto na prática significa que só faltam cerca de 61 dias para terminar o ano de 2006...é realmente impressionante sentirmos que o tempo passa, vai passando e passará!

Existe muito a convicção que no final do ano é que se fazem contas à vida, é que se avalia tudo o que vivemos ou deixámos de viver, tudo o que tinhamos projectado inicialmente...no entanto eu penso que esse "peso" ficaria muito mais fácil se procurassemos fazer esse exercicio no final de cada mês...
Assim sendo... no meu mês de Outubro:

- Aprendi que só olhando para trás se pode realmente saber por onde se quer continuar a caminhar no futuro...

- Isolei-me do mundo durante 3 dias no litoral alentejano mais uma grande amiga,...aproveitei para conhecer, passear, ler, rezar, ganhar forças, descansar, respirar outros ares...e conhecer uma zona muito bonita no nosso PORTUGAL.

- Digamos que reorganizei a vida...não totalmente mas penso que dei alguns passos muito sólidos...

- Passados: 10 anos de ter entrado na FCUL ... 4 de ter saido ... fui convidado a voltar a estudar, o mesmo é dizer a continuar a crescer profissionalmente, a desenvolver novas competências, e ver o mundo com outros olhos, a reorganizar o tempo...(Fiquei muito orgulhoso pelo convite)

- Fiz pouco cycling e nada de musculação ou cardio-fitness...

- Festejei aniversários, o mesmo é dizer que festejei amizades e todas elas enormes (Mana, Edu, Babi, Luigi, Ricardo, Rosália, ) ... bons momentos, Hilarantes, divertidos, muito engraçados...enfim festivos!!!

- Tive alguns almoços e/ou jantares muito interessantes porque permitiram conversas profundas, que nos levaram mais longe e não nos deixaram na superficialidade e na banalidade da vida...muitos ficaram por acontecer... em Novembro haverá mais...de certeza!

- Fiz projectos que não vão avançar para já..., mas quem sabe se num futuro próximo não acabam por ter viabiliadade?!?! no entanto outros estão a nascer com todas as duvidas mas com muita vontade de ajudar quem mais precisa.

- Comprei o Expresso e o Publico todos os Sábados e comecei a ler...não tanto com gostaria mas ... já é um inicio...

- Disse-te o que queria mas acima de tudo o que sinto!

- E Por fim...Inaugurei o meu BLOG...(não é fantástica esta?)!!!

Obrigado a todos...
pela Partilha,
pela Presença,
pelos Conselhos,
pela Paciência,
pelos Sorrisos,
pelos Abraços...(principalmente os mais fechados)